Logo

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um bioma e estende-se na maior parte do território nacional brasileiro. Inclui ecossistemas como a floresta ombrófila, a restinga, o manguezal e as dunas costeiras. Está situada principalmente nas cadeias montanhosas próximas ao Oceano Atlântico, podendo haver trechos no interior. As formações florestais mantêm nascentes de água e a qualidade dos rios, ajudam a regular o clima, a umidade, a temperatura e as chuvas, asseguram a fertilidade do solo e protegem as encostas dos morros.

Estima-se que a Mata Atlântica abriga 1,6 milhão de espécies animais e 20 mil espécies de plantas; sua biodiversidade é a maior do Brasil. A vegetação possui grande variedade de espécies como árvores de 20 a 30 metros de altura, sendo a fauna igualmente diversificada e com muitas espécies endêmicas, ou seja, não existem em nenhum outro lugar do mundo. É considerado o segundo ecossistema mais ameaçado do mundo pois atualmente resta apenas cerca de 6% de sua distribuição original, que estendia-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. A supressão da vegetação, substituída por ambientes agrícolas ou urbanos, é historicamente a causa de tal redução das áreas de floresta.

A conservação deste bioma influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas, pois este gera recursos e serviços ambientais importantes para todos.

Realização