Logo

Restinga

A restinga é um ecossistema costeiro formado por um conjunto de dunas e areiais recobertos por uma vegetação determinada pelo solo arenoso e pela influência marinha. Pode ser encontrado ao longo das praias.

Sua fauna e flora possuem adaptações para suportar as situações extremas do cotidiano como salinidade, escassez de água e os fortes ventos, por exemplo. Tem importante função ambiental como fixadora de dunas e estabilizadora de manguezais.

As restingas estão distribuídas por todo litoral brasileiro, proporcionando uma grande diversidade ambiental e biológica nestes ecossistemas. É um ecossistema que sofre muitos impactos, por estar situado em regiões onde a presença humana é constante. A retirada da vegetação causa grande impacto sobre a fauna, que fica sem condições de sobreviver no local. Sem a presença das plantas, o litoral fica exposto e sujeito a processos erosivos, com o avanço do mar.

A importância das restingas para a estabilidade da linha de costa e para a conservação da biodiversidade levou a sua definição como Área de Preservação Permanente – APP.

Realização