Toninhas

A toninha tem como nome científico Pontoporia blainvillei e pertence a uma família da qual é a única espécie remanescente: Pontoporiidae. O parente mais próximo das toninhas é o boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis), que vive nos rios da Amazônia. Faz parte de uma linhagem muito antiga, surgida bem antes da maioria dos golfinhos. A toninha vive em nossos mares há cerca de um milhão de anos e atualmente está à beira da extinção devido a pressão exercida por atividade humanas, tanto no ambiente marinho como na zona costeira.

Mas afinal, boto, toninha ou golfinho são a mesma coisa? Na verdade, estes são nomes populares e uma mesma espécie pode ser conhecida como golfinho numa região e boto em outra. A toninha, por exemplo, é conhecida em algumas localidades do Brasil como boto-cachimbo ou boto-amarelo, enquanto no Uruguai e Argentina é chamada de franciscana. Todas estas designações se referem à mesma espécie, a nossa toninha. Já seu nome científico, Pontoporia blainvillei, é sempre o mesmo, em qualquer país. 

Existem dezenas de espécies de boto ou golfinho. O fato é que todos estes animais fazem parte de um grupo denominado “cetáceos odontocetos”, ou seja, mamíferos aquáticos que passam toda sua vida na água e que possuem dentes (diferente das grandes baleias, que não tem dentes).