Logo

Unidades de Conservação

Unidades de conservação são espaços com características naturais relevantes, que tem a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente.

As UCs asseguram o uso sustentável dos recursos naturais e ainda propiciam às comunidades envolvidas o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis em seu interior ou entorno.

Embora a área abrangida por UCs tenha aumentado nos últimos anos, totalizando mais de 1,5 milhão de km² de áreas protegidas, apenas 17% do território continental brasileiro e 1,5% do território marinho são destinados à conservação da biodiversidade, preservação de paisagens naturais com notável beleza cênica, uso sustentável dos recursos naturais e valorização da diversidade cultural brasileira.

Neste banco de dados você encontra uma série de informações a respeito das Unidades de Conservação Marinho-Costeiras presentes na costa brasileira dentro da área de distribuição da toninha, ou seja, do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul.

Navegue pelo mapa abaixo e clique nos marcadores para ver os detalhes de cada UC.

Realização